08/08/2025 02:00h

Plataforma IEL Carreiras facilita acesso a oportunidades em diversos estados e conecta jovens talentos às empresas com acompanhamento pedagógico e mentoria

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O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com mais de 2,2 mil vagas de estágio abertas em todo o país, com bolsas que podem chegar a R$ 2,5 mil. As oportunidades são voltadas para estudantes de diferentes áreas de formação e níveis de escolaridade, e podem ser acessadas gratuitamente pela plataforma IEL Carreiras.

De acordo com a gerente de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial do IEL, Michelle Queiroz, as vagas de estágio oferecidas se destacam por promover uma inserção qualificada no mercado de trabalho. “O IEL atua como uma ponte entre estudantes, as instituições de ensino e as empresas, o que facilita o acesso a oportunidades reais e prepara os jovens talentos para os desafios do ambiente corporativo”, afirma.

Além da experiência prática, os estagiários contratados pelo IEL têm acesso a um pacote de desenvolvimento que inclui orientações de carreira, mentorias, acompanhamento de desempenho e uma plataforma de aprendizagem virtual, com trilhas de conhecimento voltadas ao aprimoramento pessoal e profissional.

Vagas do IEL: o estudante é acompanhado em todas as etapas

O diferencial do IEL também está no acompanhamento completo do estudante. O processo começa com o apoio às empresas na definição do perfil da vaga, passa pela seleção dos candidatos nas instituições de ensino e continua após a contratação, com contato direto com supervisores, suporte pedagógico e mentoria ao longo do contrato.

Ao final do estágio, os estudantes ainda podem concorrer ao Prêmio IEL de Talentos, que reconhece os melhores desempenhos de estagiários e empresas. “Este ano batemos recorde de inscritos, com crescimento de mais de 100% em relação ao ano anterior”, comemora Michele.

O Prêmio IEL de Talentos 2025 contou com a participação de 21 estados brasileiros e registrou resultado inédito, com 757 projetos inscritos, superando o dobro das inscrições de 2024, que recebeu 377 propostas.

Vagas do IEL: como conferir as vagas

A plataforma IEL Carreiras funciona como uma vitrine de vagas. O estudante acessa o site, escolhe o estado desejado, busca pelas vagas de interesse e se inscreve diretamente.

Nesta edição do programa, Bahia lidera o número de vagas, com 660 oportunidades. Em seguida, o Goiás, com 439 vagas abertas. “Esses estados aparecem no topo da oferta de vagas, pois concentram importantes polos industriais, administrativos e educacionais. Além disso, nós também entendemos que é reflexo da atuação forte regional do IEL nesses estados, o que facilita a articulação e a conexão entre universidade e indústria”, completa Michelle.

Estudantes de cidades do interior também podem participar do programa. “Muitos núcleos regionais, inclusive, têm polos de atendimento no interior dos estados. Além disso, tem a plataforma IEL Carreiras. As pessoas também podem acessar por lá as oportunidades de estágio que estão disponíveis”, lembrou a gestora.

Vagas do IEL: detalhes por estado

  •  Amazonas
    O IEL-AM disponibiliza 106 vagas de estágio em Manaus, com oportunidades para administração, ciências contábeis, design gráfico, direito, diversas engenharias, logística, marketing, pedagogia, psicologia, nível médio e técnico. As bolsas variam de R$ 600 a R$ 1,5 mil. Mais informações: site do IEL-AM.
     
  • Alagoas
    O IEL-AL está com 33 vagas em Arapiraca e Maceió, para cursos como administração, arquitetura e urbanismo, contábeis, direito, engenharias, jornalismo, marketing, pedagogia e técnico. Bolsas entre R$ 600 e R$ 1 mil. Saiba mais: site do IEL-AL.
     
  • Bahia
    Com 660 vagas abertas, o IEL-BA lidera em oportunidades. As vagas abrangem várias áreas, incluindo ensino médio e técnico, e estão distribuídas por mais de 20 municípios, como Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Bolsas de R$ 450 a R$ 2,5 mil. Detalhes: site do IEL-BA.
     
  • Ceará
    São 28 vagas nas cidades de Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, entre outras. Cursos: direito, educação física, engenharia de produção, nutrição, RH e TI. Bolsas entre R$ 550 e R$ 1,6 mil. Veja mais: site do IEL-CE.
     
  • Distrito Federal
    Com 70 vagas, o IEL-DF contempla cursos como administração, contábeis, engenharia civil, marketing, publicidade e nível técnico. Bolsas de R$ 700 a R$ 1,5 mil. Cadastro: site do IEL-DF.
     
  • Espírito Santo
    São 20 vagas em cidades como Vitória e Vila Velha. Áreas: administração, arquitetura, contábeis, comunicação, engenharias, estatística, fonoaudiologia, entre outras. Bolsas de R$ 900 a R$ 1,5 mil. Mais informações: site do IEL-ES.
     
  • Goiás
    O IEL-GO conta com 439 vagas em cidades como Goiânia, Anápolis e Rio Verde. Áreas: administração, biologia, ciências sociais, comunicação, engenharias, logística e TI. Bolsas entre R$ 400 e R$ 1,8 mil. Saiba mais: site do IEL-GO.
     
  • Mato Grosso
    São 82 vagas em Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, entre outras cidades. Áreas: administração, agronomia, arquitetura, comunicação, direito, engenharias, letras e pedagogia. Bolsas de R$ 700 a R$ 1,5 mil. Detalhes: site do IEL-MT.
     
  • Mato Grosso do Sul
    Com 160 vagas em diversas áreas, incluindo agronomia, biologia, direito, educação, engenharias e psicologia, o IEL-MS atende cidades como Dourados, Três Lagoas e Aquidauana. Bolsas entre R$ 400 e R$ 2,5 mil. Mais informações: site do IEL-MS.
     
  • Minas Gerais
    São 54 vagas em cidades como BH, Contagem, Nova Lima e Varginha. Áreas: comunicação, pedagogia, TI, engenharia e nível técnico. Bolsas de R$ 500 a R$ 1,9 mil. Detalhes: site do IEL-MG
     
  • Paraná
    Com 176 vagas em cidades como Curitiba, Londrina e Maringá, o IEL-PR oferece oportunidades em contábeis, economia, TI, pedagogia, psicologia e mais. Bolsas entre R$ 600 e R$ 2,3 mil. Saiba mais: site do IEL-PR.
     
  • Pernambuco
    O IEL Pernambuco oferece 250 vagas de estágio distribuídas entre a Região Metropolitana do Recife, o Agreste e os sertões do Araripe e do São Francisco. Cursos: arquitetura, biblioteconomia, nutrição, recursos humanos e áreas técnicas. Bolsas entre R$ 500 a R$ 1,5 mil. Detalhes: site do IEL-PE.
     
  • Rio Grande do Norte
    São 10 vagas nas cidades de Natal, Mossoró, Macaíba e Serra do Mel. Cursos: administração, contábeis, engenharias, marketing e nível técnico. Bolsas entre R$ 400 e R$ 950. Detalhes: site do IEL-RN.
     
  • Rio Grande do Sul
    Com 61 vagas em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, o IEL-RS oferece oportunidades em diversas engenharias, administração, psicologia, matemática e outras. Bolsas de R$ 600 a R$ 2,1 mil. Saiba mais: site do IEL-RS.
     
  • Rondônia
    O IEL-RO tem 38 vagas em Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, entre outras cidades. Áreas: arquitetura, contábeis, direito, engenharia civil, marketing e nível médio. Bolsas de R$ 700 a R$ 2,1 mil. Cadastro: site do IEL-RO.
     
  • Sergipe
    São 34 vagas em Aracaju, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Áreas: administração, biblioteconomia, engenharias, história, TI e outras. Bolsas entre R$ 600 e R$ 1 mil. Detalhes: site do IEL-SE.
     
  • Tocantins
    Com 36 vagas em Araguaína, Palmas, Porto Nacional, entre outras cidades, o IEL-TO oferece oportunidades em administração, enfermagem, jornalismo, letras, marketing e nível técnico. Bolsas de R$ 320 a R$ 1,4 mil. Mais informações: site do IEL-TO.

Para mais informações ou para se candidatar às vagas, acesse: carreiras.iel.org.br.

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06/08/2025 01:00h

Resolução estabelece novas regras para a jornada escolar em tempo integral e determina diretrizes obrigatórias para instituições públicas e privadas

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Uma resolução publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de agosto estabelece novas regras para a jornada escolar em tempo integral — com carga mínima de 7 horas diárias ou 35 horas semanais — e determina diretrizes obrigatórias para instituições públicas e privadas de ensino em todo o país.

As redes de ensino terão 180 dias, contados a partir da data de publicação, para se adequar às novas exigências. O prazo se estende até o início de 2026.

Entre os principais pontos da resolução, estão:

  • Adequação normativa: Redes de ensino e escolas que ainda não possuem regulamentação específica para a educação integral deverão elaborar ou revisar seus normativos internos dentro do prazo estabelecido;
  • Adaptação pedagógica e estrutural: Cada instituição deverá organizar o currículo escolar, a carga horária dos docentes e a estrutura de apoio — como transporte, alimentação e Atendimento Educacional Especializado (AEE) — para atender à nova jornada;
  • Inclusão e permanência: A norma reforça a obrigatoriedade de garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes, assegurando acessibilidade, equidade e respeito à diversidade;
  • Gestão participativa: A construção das políticas de educação em tempo integral deverá envolver a comunidade escolar, com a escuta ativa de estudantes, famílias e profissionais da educação;
  • Transparência e combate à evasão: As escolas deverão divulgar de forma sistemática os resultados de avaliações internas, acompanhar a frequência dos alunos e implementar estratégias de prevenção à evasão escolar.

As diretrizes dialogam diretamente com o Programa Escola em Tempo Integral (ETI), criado pelo Governo Federal em 2023. A iniciativa tem como objetivo ampliar o número de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, promovendo maior equidade no acesso ao ensino e melhor aproveitamento pedagógico.

A nova resolução representa um avanço na consolidação de uma política nacional de educação integral, com foco no desenvolvimento pleno dos estudantes e na redução das desigualdades educacionais.

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06/08/2025 00:00h

Governo federal divulga lista preliminar de estados e municípios inabilitados à complementação-VAAT; prazo para regularização vai até 31 de agosto

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Mais de 300 estados e municípios brasileiros correm o risco de ficar sem os recursos da complementação-VAAT (Valor Aluno Ano Total) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em 2026. A exclusão temporária foi motivada por pendências no envio de dados contábeis, orçamentários e fiscais referentes ao exercício de 2024. A lista preliminar dos entes inabilitados foi divulgada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A complementação-VAAT é um dos mecanismos de redistribuição de recursos educacionais no país. Ela garante que a União complemente o investimento por aluno em redes de ensino com menor capacidade de financiamento. Para isso, os entes federativos devem manter as informações atualizadas nos sistemas oficiais.

Segundo o FNDE, foram identificados 322 entes federativos com pendências na transmissão de dados exigidos pela Lei nº 14.113/2020, que regulamenta o novo Fundeb. Apenas dois estados não tiveram nenhum caso municipal, além do Distrito Federal: Mato Grosso e Acre. As irregularidades envolvem principalmente o Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).

O assessor de Orçamento Público do Senado, Dalmo Palmeira, alerta que a perda da complementação-VAAT pode comprometer diretamente a qualidade do ensino nas redes municipais, especialmente nas mais pobres. “Uma das destinações do Fundeb é exatamente complementar também o piso de magistério de estados e municípios. Então, se por acaso o município não regularizar essas informações, vai haver essa queda no recurso disponível e logicamente na qualidade. O déficit da compra de material escolar, a falta de investimento e, eventualmente, até a construção de novas escolas também podem ser prejudicadas, a depender de qual é a realidade de cada município”, explica o especialista, que também é mestre e doutorando em Políticas Públicas.

O assessor lembra que os dados exigidos já fazem parte da rotina das administrações e que há suporte técnico disponível. “Não é um procedimento desconhecido, há alguns anos que já vem sendo praticado. Pode ser que tenha havido troca de equipe, pode ser que a equipe nova não guardou todo o conhecimento das equipes antigas e, talvez, por isso, pode ter alguma dificuldade. Mas, nesses sites tem como recuperar essa informação e fazer essa entrega de informação”, complementa.

Complementação-VAAT: o que os entes devem fazer

Para regularizar, os gestores locais devem:

  • Transmitir ou retificar os dados da matriz de saldos contábeis de 2024, no Siconfi da Secretaria do Tesouro Nacional;
  • Enviar as informações referentes ao exercício de 2024 no Siope, incluindo o Anexo da Educação do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).

O prazo para regularização vai até 31 de agosto de 2025. A situação de cada ente será reavaliada e apenas os que estiverem com as informações em dia poderão receber a complementação da União para o exercício de 2026.

O FNDE destaca que estar fora da lista de pendências não garante automaticamente o recebimento do VAAT; a habilitação é apenas o primeiro passo. A liberação dos recursos dependerá ainda da verificação dos demais critérios técnicos previstos em lei.

Complementação-VAAT: impacto financeiro

Para o exercício de 2025, o valor estimado da complementação-VAAT é de R$ 24,3 bilhões. A exclusão desse recurso pode comprometer significativamente o orçamento da educação em redes municipais e estaduais que dependem da complementação federal para garantir investimentos mínimos por aluno.

O FNDE alerta que a exigência de envio regular dos dados contábeis e fiscais já está prevista na Constituição e em normas como a Lei de Responsabilidade Fiscal. A lista completa dos entes inabilitados está disponível no portal do FNDE, na seção dedicada ao Fundeb.

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01/08/2025 05:00h

FNDE aponta mais de 135 mil contratos aptos à renegociação, com dívida acumulada de R$ 4 bilhões

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O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) registra, em 2025, 61,5% de contratos com atraso de pagamento. A inadimplência reflete uma dívida acumulada de R$ 116 bilhões. Os dados foram apresentados durante o 17º Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular.

Diante desse cenário, com o intuito de auxiliar os estudantes que enfrentam dificuldades financeiras, o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publicou em 25 de julho de 2025, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução nº 64/2025. A norma estabelece as condições para a renegociação de dívidas do Fies.

O programa tem como objetivo viabilizar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Para isso, os participantes devem arcar com ao menos 30% do valor do curso aplicado, com o restante a ser quitado após o fim da graduação.

Fies: quem pode renegociar?

Os beneficiários com contratos do Fies formalizados a partir de 2018 e que estejam inadimplentes há mais de 90 dias na data de 31 de julho de 2025 estão aptos para renegociar as dívidas. 

Segundo o FNDE, são mais de 135,7 mil contratos na fase de pagamento que podem ser negociados, com um valor total de aproximadamente R$ 4 bilhões. Os estados de Minas Gerais (16.289), São Paulo (14.481), Bahia (14.323), Ceará (12.596) e Pernambuco (8.524) apresentam os maiores índices de inadimplência.

A renegociação também é válida para aqueles que tiveram a dívida coberta pelo Fundo Garantidor (FG-Fies), desde que estejam dentro do regulamento estabelecido pelo fundo. 

Como solicitar?

A solicitação pode ser realizada entre 1º de novembro de 2025 e 31 de dezembro de 2026, diretamente junto à instituição financeira responsável pelo contrato, por meio dos canais de atendimento indicados por ela. 

Fies: condições da renegociação

O estudante deve realizar o pagamento da primeira parcela no valor da nova negociação para formalizar o acordo. O saldo devedor pendente pode ser quitado em até 180 parcelas mensais, com valor mínimo de R$ 200 cada, exceto quando a dívida total for inferior a essa quantia. A adesão ainda garante desconto integral dos encargos moratórios, como juros e multas por atraso.

Vale ressaltar que a medida abrange somente o saldo devedor do financiamento, sem incluir valores de coparticipação com a instituição de ensino, seguros prestamistas ou tarifas bancárias. Os débitos relacionados a esses itens devem ser negociados diretamente com a respectiva faculdade.

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01/08/2025 01:00h

A seleção priorizou municípios com maior vulnerabilidade social, com foco na ampliação da educação infantil

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O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação, publicou os resultados das seleções nos subeixos de creches e pré-escolas e de ônibus escolares, no âmbito do Novo PAC Seleções da Educação. 

Os entes contemplados na modalidade creches devem formalizar os projetos por meio da Plataforma TransfereGov em até 30 dias após a publicação das portarias, conforme orientações do FNDE. Já os municípios contemplados com ônibus aguardam normas complementares a serem emitidas pelo Fundo para prosseguir com a formalização. 

Os investimentos totais chegam a R$ 2,3 bilhões, divididos para a construção de 505 unidades de educação infantil em 455 municípios e para aquisição de 1.000 ônibus escolares em 1.000 municípios em todas as regiões do país. 

CONFIRA OS NÚMEROS POR ESTADO  

Creches
UF Unidades
AC 3
AL 12
AM 28
AP 8
BA 40
CE 30
DF 3
ES 8
GO 28
MA 30
MG 41
MS 3
MT 12
PA 40
PB 12
PE 35
PI 13
PR 33
RJ 34
RN 9
RO 12
RR 3
RS 30
SC 5
SE 9
SP 20
TO 4
Transporte Escolar
UF Unidades
AC 15
AL 44
AM 30
AP 10
BA 100
CE 100
ES 19
GO 15
MA 100
MG 44
MS 15
MT 14
PA 84
PB 76
PE 50
PI 85
PR 10
RJ 15
RN 61
RO 10
RR 10
RS 23
SC 16
SE 23
SP 15
TO 16


 A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reforça a necessidade de acesso imediato aos anexos das portarias e providência da documentação dentro dos prazos. O objetivo é garantir o pleno acesso aos recursos e a correta execução dos projetos pelos gestores locais. 

Confira a lista completa dos municípios aqui: 
- Portaria nº 702/2025 – Creches e Pré-escolas de Educação Infantil
- Portaria nº 703/2025 – Ônibus para o Transporte Escolar

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29/07/2025 03:00h

Estudantes concluintes e egressos de licenciatura devem se inscrever na primeira edição da PND

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O prazo de inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) foi ampliado e vai até quarta-feira (30). A participação deve ser confirmada por meio do Sistema PND, disponível no site do Inep. As solicitações de atendimento especializado e uso do nome social também podem ser feitas até quarta. 

Podem participar estudantes concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, cujas inscrições foram realizadas pelas instituições de ensino, bem como egressos de licenciatura que desejam utilizar a nota da prova em concursos públicos em estados que adotarem a PND como critério de seleção.  

A taxa de inscrição é de R$ 85,00, com isenção garantida para concluintes inscritos no Enade 2025. Também podem solicitar isenção candidatos cadastrados no CadÚnico ou aqueles que comprovarem doação de medula óssea, conforme previsto no edital. O pagamento da taxa deve ser feito até o dia 1° de agosto

CRONOGRAMA 

Etapa Período/Data
Solicitação de isenção da taxa de inscrição 30 de junho a 4 de julho
Inscrição 14 a 30 de julho
Solicitação de atendimento especializado e nome social 14 a 30 de julho
Pagamento da taxa de inscrição 14 de julho a 1º de agosto
Aplicação da prova 26 de outubro
Gabarito preliminar e padrão de resposta 28 de outubro
Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva 11 de novembro
Resultado final da prova 10 de dezembro


A PND está vinculada ao programa Mais Professores para o Brasil e será utilizada por redes públicas de ensino para apoiar processos de seleção e ingresso de docentes. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que buscam avaliar e certificar profissionais da educação para atuação na rede pública.

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28/07/2025 01:00h

Com formações gratuitas e alinhadas às demandas do setor produtivo, entidade reforça oportunidades em todo o país. Ceará, Paraná e São Paulo lideram em número de vagas

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O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) está com 53.193 vagas abertas para jovens aprendizes, em todo o Brasil, no segundo semestre de 2025. As oportunidades, oferecidas de forma gratuita, abrangem diversas áreas industriais, como Logística, Análise de Dados, Construção Civil, Eletromecânica, Tecnologia da Informação, Têxtil e Vestuário. Os cursos têm foco na formação profissional aliada à experiência prática em empresas, permitindo que os jovens ingressem no mercado de trabalho com qualificação técnica.

“O SENAI sempre busca oferecer os seus cursos alinhados à demanda do setor produtivo e na aprendizagem não é diferente. As indústrias buscam o SENAI para a oferta de cursos customizados à necessidade da indústria”, explica Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior da instituição.

A iniciativa acontece em um momento histórico para a aprendizagem profissional no Brasil. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, entre janeiro e maio de 2025, foram contratados mais de 664 mil jovens aprendizes, o maior número registrado desde a última atualização na legislação em 2000. O SENAI contribuiu com esse avanço, com mais de 192 mil matrículas na aprendizagem industrial no período.

Para Morgado, o modelo da aprendizagem é “o estado da arte da educação profissional”, já que une formação técnica e vivência prática na indústria. “Além de estudar, ele [o aluno] está sendo remunerado para estudar e para trabalhar. Isso o ajuda a ter uma profissão, adquirir uma experiência e se destacar depois da conclusão do programa de aprendizagem”, afirma.

Desde o início da formação, os alunos têm acesso a metodologias modernas de ensino, com aulas realizadas em ambientes simulados e laboratórios de ponta, além de plantas didáticas que espelham os processos reais da indústria. O modelo alia teoria e prática e permite que o jovem se desenvolva com foco no trabalho e na carreira.

Segundo o especialista, cerca de 90% dos jovens que concluem o programa são contratados, o que evidencia o impacto positivo da iniciativa. “A aprendizagem profissional é um acesso rápido ao mercado de trabalho industrial e também um desenvolvimento da sua carreira e do seu projeto de vida, uma vez que ele se forma e ao mesmo tempo está se formando, ele está trabalhando”, pontua.

Jovem Aprendiz: destaques regionais

Alguns estados se destacam pelo número de vagas e pela diversidade de áreas de formação:

  • São Paulo lidera em números absolutos, com 6.228 vagas. As oportunidades estão distribuídas entre áreas como Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Projetista de Estampas de Corte e Mecânico de Bombas.
  • O Paraná oferece 5.044 vagas, com destaque para Montador de Chicote Elétrico Automotivo, Análise de Dados e Preparador de Máquina Injetora e Extrusora de Plástico.
  • O Rio de Janeiro aparece logo atrás, com 4.802 vagas, incluindo Soldador de Estruturas Metálicas e Planejamento e Controle da Produção.
  • No Nordeste, o Ceará concentra o maior número de vagas: 2.702. Há oportunidades para jovens atuarem como Mecânico de Máquinas Industriais, Costureiro Industrial e Confeccionador de Calçados.
  • O Rio Grande do Sul disponibiliza 4.056 vagas para formações em áreas como Desenvolvimento Mobile Android, Eletromecânico de Equipamentos de Siderurgia e Operador de Sistemas Automatizados.
  • No Centro-Oeste, Goiás se destaca, com 3.369 vagas para Mecânico de Máquinas Industriais, Assistente de Controle de Qualidade, Instalador Hidráulico, Modelador Digital de Edificações e Auxiliar de Laboratórios.

Outros estados também registram números expressivos de oportunidades: Santa Catarina (3.687 vagas), Minas Gerais (2.333), Rondônia (2.345) e Bahia (1.440).

Jovem Aprendiz: como participar

As vagas são direcionadas a jovens entre 14 e 24 anos, conforme previsto na Lei da Aprendizagem Profissional. Para participar, os interessados devem procurar o SENAI de seus respectivos estados, onde poderão obter informações sobre os cursos, os critérios de seleção e o início das turmas.

A iniciativa reforça o compromisso do SENAI com a formação de mão de obra qualificada, estimulando o ingresso dos jovens no mercado de trabalho formal e contribuindo para o desenvolvimento da indústria brasileira.

“O programa de aprendizagem pode ajudar tanto as empresas, na sua estratégia de desenvolvimento de capital humano, quanto também ajudar o jovem, na escolha da sua profissão. Então, é uma ótima oportunidade, uma alternativa de sucesso e de futuro”, destaca Morgado.

Para mais informações e inscrições, acesse o site ou entre em contato com o SENAI do seu estado.

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25/07/2025 12:00h

Programa de aprendizagem profissional oferece oportunidades reais para jovens e ganhos estratégicos para empresas

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O início da vida profissional costuma ser cercado de inseguranças e dúvidas, especialmente para quem busca o primeiro emprego. Mas existe um caminho que pode transformar esse desafio em oportunidade: o Programa Jovem Aprendiz, tema do episódio #59 do podcast Indústria de A a Z, da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O episódio reuniu quatro convidados que vivem na prática tudo que o programa proporciona aos jovens e às empresas: o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Felipe Morgado; o diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), João Vitor Mota; a ex-jovem aprendiz e hoje retificadora ferramenteira na Bosch, Thais Fischer; e o ex-aprendiz e atual coordenador da Escola de Aprendizes da Bosch em Curitiba, Fábio Silveira. Eles mostraram como o Jovem Aprendiz pode ser uma porta de entrada para o mundo do trabalho, além de ser também uma ponte para sonhos, oportunidades e conquistas.

Jovem Aprendiz: um programa que forma talentos e muda trajetórias

O programa Jovem Aprendiz é uma política de Estado que busca integrar educação, capacitação técnica e inclusão social. No Brasil, mais de 400 mil jovens participam da iniciativa, sendo grande parte deles atendidos por instituições como o SENAI, referência na formação de mão de obra para a indústria.

A Aprendizagem Profissional é uma política prevista na legislação trabalhista que permite (em alguns casos, exige) que empresas contratem jovens de 14 a 24 anos. O objetivo é promover a formação profissional de forma integrada à prática no ambiente de trabalho. Nesse modelo, teoria e prática se complementam de maneira simultânea e contínua, garantindo aos jovens uma oportunidade estruturada de qualificação e crescimento. Para as empresas, o programa possibilita o desenvolvimento de trilhas de capacitação alinhadas às suas necessidades de médio e longo prazo.

Para o superintendente do SENAI, mais do que cumprir a cota exigida por lei, o programa Jovem Aprendiz pode ser uma ferramenta estratégica para atrair e desenvolver talentos. “As empresas que olharem a aprendizagem como um processo de formação dessa mão de obra, de uma maneira mais estratégica, elas vão ver que a produtividade delas vai crescer, e isso vai fazer com que todos ganhem. O jovem ganha uma oportunidade no mercado de trabalho, a empresa ganha produtividade e o Brasil ganha com desenvolvimento”, avalia Felipe Morgado.

O diretor de Políticas de Trabalho para a Juventude do MTE destaca a aprendizagem como uma política pública importante para oferecer formação técnica com qualidade. “Quando a gente pensa nas políticas públicas para a juventude, a aprendizagem é, na média, uma política pública muito conhecida.  Então, é muito importante que a gente garanta esse conhecimento pleno e garanta também que as pessoas conheçam a boa aprendizagem, a aprendizagem que é feita com qualidade, que é feita com o pensamento de uma construção de um profissional de uma forma integral, que prepare ele para o mundo do trabalho da melhor forma possível”, pontua João Vitor Mota. 

Jovem Aprendiz: experiências que vão além do crachá

A Bosch conta com uma escola de aprendizes dentro da organização. Segundo Fábio Silveira, é um ambiente simulado, que conta hoje com mais de 100 aprendizes e a empresa dispõe de um espaço com máquinas, salas de aula e instrutores de aprendizagem, que são colaboradores da Bosch. Esses profissionais têm o trabalho exclusivo de proporcionar a continuidade do desenvolvimento dos jovens aprendizes, em parceria com o Senai. 

Os ex-aprendizes que participaram do podcast abordaram a insegurança que costuma atingir os jovens no início da jornada profissional. Eles se lembraram como o medo de errar, a falta de experiência e a pressão para corresponder às expectativas podem gerar ansiedade e dúvidas sobre suas próprias capacidades. 

“O que eu percebo é que o jovem se cobra demais. Então, ele muitas vezes coloca patamares de uma expectativa de atingimento de um resultado muito alto, que nós educadores, às vezes, não colocamos. A gente vê os erros como uma oportunidade de aprendizado maravilhosa. E na nossa escola, a gente valoriza também uma coisa muito importante, que é: cada jovem tem o seu tempo de aprendizagem”, ressaltou Fábio Silveira.

Para Thaís Fischer, o Jovem Aprendiz foi essencial para o seu crescimento profissional. “Participar do programa de aprendizado foi uma base pra mim, porque hoje eu atuo numa área muito técnica. Então, tudo que eu aprendi na aprendizagem, eu consigo aplicar hoje onde eu trabalho”, completa. 

Indústria de A a Z: sobre o podcast

O Indústria de A a Z é uma produção quinzenal da Agência de Notícias da Indústria. O programa discute os principais temas da indústria brasileira, com convidados especialistas e histórias inspiradoras.

O podcast está disponível nos principais tocadores e no YouTube da CNI.
 

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25/07/2025 02:00h

Bahia lidera em número de oportunidades, com 587 vagas; Goiás tem 502 vagas abertas. Modelo de atuação regional do instituto facilita seleção de perfis alinhados às necessidades das empresas

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O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 1.739 vagas de estágio abertas em todo o Brasil, aponta levantamento realizado pela Agência de Notícias da Indústria, divulgado nesta quinta-feira (24). Entre outras áreas, há oportunidades em engenharias, logística, administração, artes plásticas, biblioteconomia, design gráfico, direito, educação física, farmácia, fisioterapia, gastronomia, geologia, nutrição e psicologia. 

As oportunidades são para estudantes de graduação, cursos técnicos e ensino médio. Todas as vagas são remuneradas: as bolsas variam entre R$ 320 e R$ 2 mil, mais auxílio transporte.

Os estados com maior número de vagas são Bahia, com 587 vagas; Goiás, com 502; e Pernambuco, com 250. A seguir estão Alagoas, com 78 oportunidades; Maranhão, com 70; Distrito Federal, com 66; Rio Grande do Sul, com 59; e Minas Gerais, com 57.  

Por fim estão Ceará, com 28; Tocantins, com 25; e Rio Grande do Norte com 17 vagas. Detalhes das vagas por estado podem ser conferidos aqui.

A gerente de Carreiras e Desenvolvimento Empresarial do IEL, Michele Queiroz, explica que os estados líderes em número de vagas concentram importantes polos industriais, administrativos e educacionais. Além disso, a oferta é reflexo da forte atuação regional do IEL nesses territórios, o que facilita a articulação e a conexão entre universidade e indústria.

De acordo com a gerente, a atenção do IEL tanto com os estudantes estagiários, quanto com as empresas contratantes, está presente em todas as etapas do vínculo. Quando a empresa identifica a necessidade de vaga, o Instituto auxilia a desenhar o perfil de estagiário mais adequado à oportunidade. A seguir, o IEL vai até a instituição de ensino para identificar os perfis que estão sendo formados. Só então ocorre o processo de seleção e recrutamento. 

“Nós fazemos um encontro entre a empresa e o candidato. Uma vez contratado, seguimos com o processo de acompanhamento, de desempenho, contato com supervisores de estágio, suporte pedagógico e apoio à instituição de ensino”, disse. 

Michele também destaca o diferencial do IEL em dispor de uma plataforma de aprendizagem virtual que permite ao estagiário o aprimoramento profissional e pessoal, além de orientações e de mentorias ao longo do contrato: o IEL Carreiras

“Ao final, ainda temos uma oportunidade muito interessante. Estagiário e empresa podem ter o seu trabalho reconhecido pelo Prêmio IEL de Talentos”, afirma a gerente. Com periodicidade anual, em 2025 a premiação teve recorde de inscritos - mais de 100% em relação ao ano anterior.

Os estudantes interessados nas oportunidades de estágio devem acessar o site do IEL em seu estado ou o portal nacional para consultar as vagas disponíveis e realizar o cadastro. Outra opção é cadastrar o currículo diretamente no Banco de Talentos

IEL

Criado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em 1969, segundo Michele, o IEL iniciou as atividades com uma proposta considerada muito avançada para a época: aproximar os estudantes das linhas de montagem via estágios supervisionados. Atualmente em 25 estados brasileiros, a entidade opera nos eixos de desenvolvimento de talentos, gestão empresarial, educação executiva e inovação e pesquisa.

“Hoje, o IEL tem como missão desenvolver talentos, preparar líderes empresariais na gestão de seus negócios e oferecer soluções inovadoras para as empresas. Temos um papel muito importante na questão da conexão de talentos às empresas, buscando atender as necessidades e as prioridades da política Nova Indústria Brasil, bem como preparar a mão de obra do futuro”, apontou a gerente.

O Programa IEL de Estágios já intermediou mais de 1,5 milhão de estágios. Apenas no primeiro semestre de 2024, a rede inseriu mais de 50 mil estagiários no mercado de trabalho.

Mais sobre o IEL Carreiras

Em 2025, o IEL lançou o IEL Carreiras, uma plataforma para conectar estudantes, instituições de ensino e empresas. 

A ferramenta concentra, em um só ambiente, as vagas de estágio de todo o Brasil. Há filtros por estado, curso, modalidade e tipos de vagas que facilitam a busca pela melhor oportunidade. As empresas têm acesso a um banco nacional de candidatos, também com função de filtros. É possível realizar testes de perfil para unir o estudante à empresa ideal. Tanto estudantes quanto empresas podem fazer login para se manter conectados com todas as novidades.
 

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25/07/2025 01:00h

Com mensalidades promocionais e bolsas para associados da CACB, faculdade aposta em ensino conectado ao mercado e apoio a pequenos negócios

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 A Faculdade do Comércio (FAC) abriu as inscrições para o segundo semestre de 2025 com uma proposta que alia educação acessível, formação prática e conexão direta com o setor produtivo. Com mensalidades promocionais a partir de R$ 50 para cursos tecnológicos e ampla oferta de bolsas e descontos para associados ao sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), a FAC se destaca como uma opção para quem deseja se qualificar.

Mantida pelo Instituto Paulista de Ensino Superior do Comércio S/A, a FAC é resultado de uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em parceria com a CACB. A instituição oferece cursos de graduação e pós-graduação voltados à realidade do mercado, com ênfase em áreas estratégicas, como logística, marketing, comércio exterior, gestão financeira e recursos humanos — sempre com o olhar voltado para o mundo digital e o empreendedorismo.

Além disso, a faculdade está integrada a uma rede que representa mais de 2 milhões de empresários em todo o país, o que garante aos alunos um ambiente propício para networking, vivência empresarial e oportunidades reais de inserção no mercado de trabalho.

Segundo Wellington Luis, gerente de EAD da instituição, a conexão com a CACB fortalece ainda mais o propósito da faculdade: “Os cursos da FAC focam na geração de valor para o aluno, não apenas formar, mas também preparar para atuar e crescer no mercado de trabalho”, destaca o gerente.

Flexibilidade para se qualificar

Wellington destaca que os cursos, mesmo disponíveis na modalidade à distância, têm suporte local, com apoio dos pólos físicos nas associações comerciais, com acompanhamento presencial aos estudantes.

“A qualificação que a FAC proporciona é pensada justamente para fortalecer os pequenos e médios negócios, que representam mais de 90% das empresas brasileiras e são responsáveis por mais da metade dos empregos formais no país”, explica o gerente.

A formação estimula o uso de ferramentas digitais, redes sociais, plataformas de venda online e automação de processos, o que ajuda os negócios a se manterem competitivos num mercado em constante transformação.
 
SERVIÇO
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025

Período de matrícula: até 31 de agosto
Início das aulas:

  • Pós-graduação: 22 de julho (modalidade híbrida)
  • Graduação: 18 de agosto

 
Modalidades disponíveis:

  • Graduação 100% EAD ou semipresencial
  • Pós-graduação híbrida ou 100% online
  • Ingresso mensal para pós EAD

 
Áreas de formação:

  • Logística
  • Comércio Exterior
  • Marketing
  • Gestão Financeira
  • Análise de Sistemas
  • Ciências Contábeis
  • Recursos Humanos

E outros cursos voltados à gestão, inovação e liderança
 
Destaque nas condições:

  • Mensalidades a partir de R$ 50 para cursos tecnológicos
  • Descontos progressivos para associados e funcionários de associações comerciais

 
Mais informações e inscrições: facsp.com.br
 

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