Alerta é de grande perigo e perigo no RS, SC e PR
Sul terá tempestade, nesta sexta-feira (9).
Alerta é de grande perigo para RS ao longo do dia. A chuva pode ser maior que 100 mm, com queda de granizo. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Já para SC alerta é de perigo, com chuva de até 100 mm, queda de granizo e risco de corte de energia elétrica. Aviso também cobre PR.
A região Norte Pioneiro Paranaense deve ter chuvas intensas de até 50 mm.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 17°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 32°C, em Florianópolis.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Alerta de tempestade cobre RS, PR e SC
A Região Sul terá muitas nuvens e chuva, nesta quinta-feira (8). Para SC e PR, o céu varia entre poucas nuvens.
Já o RS deve ter céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Alerta de tempestade cobre RS, PR e SC em diferentes intensidades. No RS, o alerta é de grande perigo pela madrugada nas regiões sudoeste, sudeste, noroeste, centro ocidental e oriental rio-grandense. Há grande risco de danos em edificações e corte de energia elétrica. A chuva deve ser maior que 100 mm.
Já para o noroeste nio-grandense, o alerta é de perigo potencial, com chuva de até 50 mm. O aviso serve para o oeste e o sul catarinense, bem como o sudoeste e o centro-sul paranaense.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 15°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 31°C, em Porto Alegre.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Paraná e Santa Catarina terão dia claro
Para a Região Sul, a passagem de uma frente fria deve provocar chuvas volumosas sobre o sul do Rio Grande do Sul, com volumes que podem ultrapassar os 60 mm, indicando alerta laranja, de perigo — onde pode ter rajadas de vento e deslizamentos de terra. Essa previsão vale para cidades como Uruguaiana e Santana do Livramento, que terão temperaturas na casa dos 23ºC.
Na capital gaúcha, fora da área de risco, deve ter um dia nublado e quente, com máxima de 28ºC. O norte do Rio Grande do Sul e o centro-oeste de Santa Catarina devem receber menores volumes de chuva. Em grande parte do Paraná e nordeste de Santa Catarina, a previsão é de tempo aberto.
Tanto o litoral catarinense quanto o paranaense terão uma quarta-feira de sol, com poucas nuvens e temperaturas variando entre 20 e 27ºC. Na capital Curitiba, as manhãs já ficam bem mais frias, com previsão de 12ºC.
As informações são do Inmet
O Sul varia entre poucas e muitas nuvens, nesta terça-feira (6). A condição será notada no PR, em SC e nas regiões norte e leste do RS.
Há previsão de chuva apenas para o RS, nas regiões sul e oeste, que devem ter céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 12°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 29°C, em Porto Alegre.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
A exceção fica para áreas do RS, onde há previsão de tempo encoberto com chuvisco.
Nesta segunda-feira (5), o Sul brasileiro terá predomínio de tempo que varia entre encoberto a claro ao longo do dia.
A exceção fica para o Sudeste rio-grandense, nas regiões de Arroio Grande e Rio Grande, onde há previsão de tempo encoberto com chuvisco.
Em Porto Alegre (RS), temperatura mínima de 16ºC e máxima e 29ºC. Os termômetros variam entre mínima de 19ºC e máxima de 27ºC, em Florianópolis (SC). Curitiba (PR) deve registrar mínima de 11ºC e máxima de 24ºC.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Sul terá poucas nuvens, neste domingo (4). A condição será notada no RS e nas regiões norte e oeste do PR e de SC.
As demais áreas de PR e SC terão muitas nuvens e névoa úmida, inclusive o litoral.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 14°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 28°C, em Porto Alegre.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Noroeste do Paraná tem alerta de chuvas intensas
O mês de maio de 2025 começou sob influência de um ar frio de origem polar, que reduziu a temperatura e deixou o tempo firme, com poucas chuvas na Região Sul. Segundo o Inmet, temperaturas abaixo de 10°C estão sendo observadas do Paraná ao Rio Grande do Sul e geadas são esperadas nas áreas mais elevadas da serra gaúcha e catarinense. Neste sábado (3), a cidade de São Joaquim, na serra catarinense, deve ter mínima de 7ºC.
A capital paranaense, que costuma ser a mais fria do Sul, tem temperaturas amenas, variando entre 13ºC e 22ºC.
Todas as regiões do Sul do Brasil têm previsão de tempo firme e pequenas chances de chuva. A capital de Santa Catarina, Florianópolis, mantém temperaturas amenas variando entre 18 e 28ºC.
Já no Rio Grande do Sul, num dia claro e com poucas nuvens, em Porto Alegre faz calor 29 graus. Na serra esfria um pouco mais, 11ºC de mínima e máxima que não passa dos 24ºC.
As informações são do Inmet
A sexta-feira (2), no Sul do Brasil terá predominância de névoa úmida, sem previsão de chuva. No Rio Grande do Sul, essa condição será notada, por exemplo, mais ao nordeste do estado, em cidades como Ipê e Cambará do Sul.
Em Santa Catarina, do planalto ao leste da unidade da federação, a previsão é de muitas nuvens e névoa úmida – quadro que deve ser percebido em municípios como Laurentino e Angelina.
Já no Paraná, na área mais central do estado, a previsão é de nevoeiro, além de névoa úmida presente até a parte mais ao leste da unidade da federação, onde estão localizadas cidades como Antonina e Guaratuba. Nas demais áreas da região, o céu estará com poucas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 13°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 27°C, em Porto Alegre. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 90%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Condição será prevalente nas centrais do RS, SC e PR
A Região Sul terá muitas nuvens e possibilidade de chuva, nesta quinta-feira (1°). A condição será prevalente nas áreas centrais do RS, SC e PR ao longo do dia. Para as regiões litorâneas e oeste, céu com poucas nuvens.
O dia deve amanhecer com névoa úmida nos litorais sulistas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 12°C, em Curitiba. Já a máxima pode chegar a 25°C, em Florianópolis e Porto Alegre.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Sul terá poucas nuvens, nesta quarta-feira (30). A condição será notada no RS, SC e PR ao longo do dia.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 9°C, em Curitiba, capital que terá céu claro. Já a máxima pode chegar a 24°C, em Florianópolis, Porto Alegre e Curitiba.
Alerta de geada cobre todos os estados e deve afetar as regiões: Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Porto Alegre, Nordeste Rio-grandense, Serrana, bem como Sul, Oeste e Norte Catarinense, além das regiões Sudeste e Centro-Sul Paranaense.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.