Extremo norte da região deve ter os maiores volumes
A porção norte da região Norte do país continua com um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas emitido pelo Inmet. Nordeste do Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará e todo o estado do Amapá fazem parte da área de risco.
Nestes locais, as já esperadas pancadas de chuva isoladas podem vir com mais força e acompanhadas de rajadas de vento. A área de risco passa por cidades como Manaus, onde a umidade alta do ar e o calor de até 34ºC favorecem a formação de nuvens carregadas. Óbidos (PA) e Rorainópolis (RR) também terão um sábado quente, com 31ºC de máxima e muita chuva prevista.
Nos demais estados da Região Norte também chove de forma isolada em alguns momentos do dia. A capital mais quente será Palmas, num sábado que promete ser nublado mas sem chuva prevista, com temperatura máxima chegando aos 35ºC. A porção sul do estado de Tocantins tem sol previsto.
As informações são do Inmet.
Chuvas intensas cobrem AM, RR, PA e AP
Norte será chuvoso, nesta sexta-feira (9). Para AM, AC, RO, RR, AP, PA e TO, muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Aviso de chuvas intensas cobre AM, RR, PA e AP. As chuvas devem ter até 50 mm pela manhã e afetam Marajó, Baixo Amazonas, Centro, Sudoeste e Sul, Sudoeste e Norte Amazonense, Norte e Sul de Roraima, Norte e Sul do Amapá.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Porto Velho. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Belém.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Alerta de chuvas intensas cobre AM, PA, RO e RR
O Norte será chuvoso, nesta quinta-feira (8). Para AM, AC, RO, RO, AP e PA, céu com muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Já o TO deve ter poucas nuvens no sul e possibilidade de chuva isolada nas demais regiões.
Alerta de chuvas intensas cobre o AM, oeste do PA, RO e RR. Chuva deve ter até 50 mm pela manhã.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 24°C, em Rio Branco, Porto Velho, Macapá, Belém e Palmas. Já a máxima pode chegar a 35°C, em Boa Vista e Palmas.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Extremo norte da região deve ter os maiores volumes
Chuvas volumosas são previstas para esta quarta-feira (7) no norte da Região Norte. Os maiores acumulados de chuva se concentram em Roraima e Amapá, onde a posição mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá favorecer a ocorrência de volumes que podem ultrapassar os 60 mm.
Áreas de instabilidade também podem favorecer a ocorrência de chuvas significativas em parte do Amazonas e Pará, mas por lá os volumes devem ser menores, entre 20 e 40 mm; que são previstos para a divisa do Amazonas, Acre e Rondônia, enquanto em Tocantins e sudeste do Pará as chuvas não irão ultrapassar os 10 mm.
O alerta do Instituto de Meteorologia é amarelo e indica perigo potencial, com chance de rajadas de vento.
A capital mais quente do Norte é Boa Vista (RR), que pode chegar aos 36ºC num dia chuvoso. Manaus e Macapá fazem 33ºC, Belém chega aos 34ºC. Todas as capitais com pancadas de chuva previstas. A única área onde deve fazer sol em boa parte do dia é o centro-sul de Tocantins, incluindo a capital Palmas, que terá temperaturas variando entre 24 e 33ºC.
As informações são do Inmet.
Chuvas intensas só não atingem TO
O Norte será chuvoso, nesta terça-feira (6). Para RO, AC e sul do AM e do PA, muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
Já para RR, AP e norte do AM, do PA, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Chuvas intensas de até 50 mm atingem todos os estados, exceto TO, que deve ter apenas céu com muitas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Manaus e Rio Branco. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Belém e Palmas.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
O tempo encoberto predomina no Norte brasileiro, nesta segunda-feira (5). Pela manhã, previsão de chuvisco em todos os estados da região, mas com alerta de chuvas intensas para algumas áreas do Acre, Amazonas, Roraima, Pará e Amapá.
O Instituto Nacional de Meteorologia, Inmet, emitiu alerta de perigo potencial de chuvas com volumes que podem chegar até os 50 milímetros por dia para as seguintes áreas: Sul e Norte de Roraima; Vale do Juruá, Vale do Acre; Baixo Amazonas, no Pará; Centro, Norte, Sul e Sudoeste Amazonense; e nas regiões Sul e Norte do Amapá.
Entre as capitais, temperaturas mínimas de 22ºC em Palmas (TO) e de 23ºC em Rio Branco (AC), Porto Velho (RO) e Manaus (AM). Máximas de 29ºC em Macapá (AP), de 30ºC em Belém (PA) e Boa Vista (RR).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Apenas o oeste do TO terá muitas nuvens
Norte será chuvoso, neste domingo (4). Para AM, AC, RO, RR, AP, PA e TO, céu com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas.
Apenas o oeste do TO terá apenas céu variando entre poucas e muitas nuvens.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco e Manaus. Já a máxima pode chegar a 35°C, em Palmas.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.
Fora da zona de risco apenas parte de Tocantins e do Pará
Uma frente fria e um canal de umidade estão impulsionando a formação de tempestades na Região Norte neste final de semana. Previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes em quase todo o Norte do país, com alerta de temporais em Roraima, norte do Amapá, no noroeste do Pará, no extremo norte do Amazonas e nas áreas de fronteira com a Venezuela, Colômbia e Peru. O alerta amarelo do Inmet indica perigo potencial para chuvas intensas e rajadas de vento.
No noroeste do Amazonas, incluindo a capital Manaus, há previsão de tempestades localizadas, com temperaturas variando entre 24°C e 32°C, com atenção para possíveis alagamentos. Mesma previsão vale para todo o estado de Roraima, com máximas atingindo os 34ºC.
Belém e Macapá devem ter chuvas rápidas e isoladas, com termômetros marcando entre 24°C e 34°C.
O tempo fica mais firme apenas em Tocantins, ainda assim na capital Palmas, que tem chance de tempestades localizadas, com temperaturas variando entre 24°C e 33°C.
As informações são do Inmet.
No Pará, deve chover forte nas regiões do Baixo Amazonas, além do sudoeste e do sudeste do estado
Quase todo o Norte do Brasil contará com chuva, nesta sexta-feira (2). Para todo o Acre, Amapá e Roraima, a previsão é de muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A mesma condição será notada no Amazonas, sobretudo nas regiões de Rio Negro, Tefé, Alto Solimões, Madeira e Juruá. Em Rondônia, os acumulados mais intensos serão notados nas áreas de cidades como Ariquemes, Itapuã do Oeste e Guajará-Mirim.
No Pará, deve chover forte nas regiões do Baixo Amazonas, além do sudoeste e do sudeste do estado. Já no Tocantins, as pancadas de chuva e trovoadas isoladas se concentram mais na faixa oeste da unidade da federação, em cidades como Pium e Goianorte.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar a 36°C, em Boa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 60% e 100%.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Norte será chuvoso, nesta quinta-feira (1°).
Previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para AM, AC, RO, RR, PA, AP e TO.
Há aviso de chuvas intensas para AM. A chuva deve ter até 50 mm pela manhã.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 23°C, em Belém e Rio Branco. Já a máxima pode chegar a 34°C, em Boa Vista.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.