
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE


A distribuição de boletins mensais sobre a seca, com monitoramento e previsão de riscos e impactos para todas as cidades brasileiras, foi discutida no Bate-Papo com a Defesa Civil nesta quinta-feira (29). O tema integra a meta 2.2.6 do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). O encontro virtual foi transmitido no canal do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no YouTube. Assista aqui.
Mediado pelo analista técnico executivo da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Jadson Santos, o bate-papo recebeu a coordenadora de relações institucionais do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Ana Paula Cunha. “Essa meta representa um olhar diferente para a maneira como devemos lidar com a seca no nosso País, saindo do modo reativo, quando a atuação ocorre após o início do problema, ou seja, quando os impactos já estão evidentes, com os níveis dos rios zerando e queda na produção da agricultura familiar, para o modo proativo, com planejamento de ações para reduzir os danos, em especial, na população mais vulnerável”, ressaltou Ana Paula.
O coordenador de análise da Coordenação-Geral da Operação Carro-Pipa, Israel de Oliveira, também participou da conversa. “Hoje, temos a concepção de fazer política pública ouvindo as pessoas, é dessa forma que a gente consegue fazer política de forma apropriada”, afirmou.
Em novembro do ano passado, o Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil foi lançado na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em Belém, no Pará. O documento estabelece diretrizes, estratégias e ações coordenadas entre União, estados, Distrito Federal e municípios para fortalecer a prevenção, preparação e a resposta a desastres em todo o País. O objetivo é proteger a vida e reduzir danos e perdas materiais, além de impulsionar a resiliência das comunidades diante de desastres naturais ou tecnológicos, provocados pela ação humana.
PUBLICIDADE
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2026 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev
PUBLICIDADE