No primeiro semestre de 2025, o movimento dos aeroportos da Região Norte do país registrou crescimento de quase 7% em comparação com o mesmo período de 2024. Este ano, foram registrados aproximadamente 5,5 milhões de passageiros em voos domésticos e internacionais. O dado é do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o desempenho positivo demonstra que os aeroportos nortistas acompanham o crescimento da aviação civil brasileira, que avançou 10% no período. Além disso, a pasta afirma que o cenário reforça o papel estratégico da aviação regional no transporte aéreo do país, impulsionada pela união de turismo, negócios e eventos internacionais.
O diretor de Outorgas, Patrimônio e Políticas Regulatórias Aeroportuárias, Daniel Longo, avalia que o crescimento na movimentação de passageiros está relacionado ao momento positivo da economia brasileira que, de acordo com ele, avança em todas as regiões.
“O Brasil vem crescendo, e crescendo forte em todas as regiões. O Norte é uma região estratégica para o desenvolvimento nacional e o governo federal tem concentrado esforços para dotar a região de uma moderna infraestrutura aeroportuária. Isso acaba se refletindo em melhores serviços para os passageiros e também melhores condições de operação para as companhias aéreas”, aponta Daniel Longo.
Destaques entre os aeroportos
Juntos, os terminais de Belém (PA), Manaus (AM) e Palmas (TO) somaram mais de 3,7 milhões de passageiros no semestre.
O Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans), no Pará, lidera a expansão da aviação no Norte, com alta de 0,5% na movimentação em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 1.882.276 milhões de passageiros.
A expectativa é de que o fluxo aéreo se intensifique ainda mais na cidade no segundo semestre, considerando que a capital paraense vai sediar, em novembro, a COP 30 – evento global sobre mudanças climáticas.
Por outro lado, o Aeroporto Internacional de Manaus, Eduardo Gomes, apresentou um dos maiores percentuais de crescimento na região – com alta de quase 15% em relação ao primeiro semestre de 2024. O terminal movimentou 1.526.614 viajantes, frente aos 1.333.922 do ano anterior.
Em Palmas, o avanço foi de quase 10%. O Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues atendeu 354.725 passageiros no semestre – número que superou os 324.387 registrados no ano anterior.
Resultado nacional
Considerando todos os terminais brasileiros, o relatório da Anac mostra que mais de 61,8 milhões de passageiros circularam pelos aeroportos do país no primeiro semestre deste ano. O cenário representa um crescimento de 10% sobre os 56,2 milhões registrados no mesmo período de 2024.