O governo brasileiro quer consolidar a economia criativa como um motor de desenvolvimento social, econômico, ambiental, político e cultural do país. Uma iniciativa nesse sentido já está em andamento na região do Cariri cearense.
O Ministério da Cultura lançou, na cidade do Crato, o Programa Kariri Criativo (PKC). O programa é um modelo pioneiro de desenvolvimento territorial sustentável baseado nas potencialidades culturais e criativas da região do Cariri.
O PKC abrange os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. Terá como foco integrar expressões culturais tradicionais e contemporâneas, tecnologia, inovação, formação profissional, fomento e governança.
O Kariri Criativo é o projeto-piloto da Política Nacional de Economia Criativa – Brasil Criativo. A iniciativa mobiliza e integra agentes da economia criativa, articula políticas públicas e fomenta a produção, comercialização e consumo de bens e serviços culturais.
"O Programa Kariri Criativo é uma iniciativa pioneira, inovadora, de desenvolvimento sustentável, fundamentado na diversidade cultural, nas potencialidades criativas das comunidades dos territórios.
É um programa de desenvolvimento da economia criativa para tirar o melhor proveito do potencial econômico dos trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural.", afirma a ministra da Cultura, Margareth Menezes.
O PKC busca alinhar políticas públicas municipais, estaduais e federais relacionadas à economia criativa, diz a secretária de Cultura Criativa do MinC, Cláudia Leitão. "Tudo isso para que a gente possa avançar com essas dinâmicas do criar, do produzir, do comercializar, do distribuir, do encontro com o público, com os mercados, consumidores, com esse ecossistema criativo estruturado, com infraestrutura, com os ativos desses produtos criativos sustentáveis."
O Kariri Criativo tem como proponente a Quitanda Soluções Criativas, com patrocínio do Banco do Nordeste e realização da Secretaria da Cultura do Ceará. Como projeto-piloto, servirá de modelo para a expansão de territórios criativos em outras regiões do Brasil. Mais informações estão disponíveis no site.