Foto: Reprodução/Escult
Foto: Reprodução/Escult

Aplicação da inteligência artificial na área cultural é tema de curso gratuito e on-line

Podem ser inscrever artistas de todas as áreas, produtores, gestores e outros agentes culturais que desejam explorar o tema

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

De que forma a Inteligência Artificial tem sido aplicada no setor cultural? Um curso on-line e gratuito traz essa discussão para quem trabalha na área, quer entender melhor a relação de seu trabalho com a IA e como aplicá-la na prática.

O curso Inteligência Artificial e Cultura está com inscrições abertas até o dia 27 de agosto, no site da Escult (Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural), do Ministério da Cultura.

Podem ser inscrever artistas de todas as áreas, produtores, gestores e outros agentes culturais que desejam explorar o tema.

"A inteligência artificial, sobretudo a IA generativa, já é um fenômeno que está muito presente na nossa sociedade, que já está impactando enormemente o setor cultural e algumas profissões criativas”, afirma Beth Pontes, professora do curso e gestora cultural.

Para a professora, entender sobre Inteligência Artificial hoje em dia tornou-se uma habilidade obrigatória em grande parte das atividades profissionais. O que se aplica também à cultura.

A nova formação ofertada pelo MinC tem o objetivo de abordar conceitos fundamentais e aplicações práticas.  Também será focada nos desafios éticos e regulatórios do uso da IA e as implicações para profissionais do setor cultural.

"É um tema que neste momento está sendo objeto de um debate legislativo, justamente para pensar nas formas mais éticas, mais justas e transparentes de desenvolvimento e de regulação da IA, com um grande impacto na questão de direitos autorais. Então, esse é um tema que, por si só, já deve ser muito importante para a cultura”, diz Beth Pontes.

O curso Inteligência Artificial e Cultura é realizado na modalidade à distância com carga horária de 60 horas. A atividade foi desenvolvida seguindo as recomendações da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Para Beth Pontes, o Ministério da Cultura se destaca como pioneiro ao ofertar essa formação: “O fato do MinC que ter escolhido fazer isso, uma das primeiras iniciativas através da Escult, que é uma escola completamente online, gratuita, acessível para todos, acho que é um marco muito importante.”

As inscrições podem ser realizadas até 27 de agosto no site da Escult./ Anote o endereço: https://escult.cultura.gov.br/
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.